Fórum Palestina Brasil

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum de discussão acerca da questão Palestina.

Pesquisa personalizada

Palavras-chaves

Últimos assuntos

» Israelense atropela menino palestino
para - Hillary afirma que trabalhará para materializar Estado palestino EmptySeg Out 11, 2010 7:18 pm por Alef

» Ontem e hoje (o sionismo de Israel comparado ao massacre nazista, em fotos)
para - Hillary afirma que trabalhará para materializar Estado palestino EmptyTer Out 05, 2010 6:00 pm por Alef

» palavras de origem arabes no vocabulario portugues
para - Hillary afirma que trabalhará para materializar Estado palestino EmptyTer Jun 01, 2010 7:20 pm por PLivre

» Ligaçao de Portugal com o medio Oriente
para - Hillary afirma que trabalhará para materializar Estado palestino EmptyTer Jun 01, 2010 7:19 pm por PLivre

» Como se chama as laranjas no medio Oriente Sabe ?
para - Hillary afirma que trabalhará para materializar Estado palestino EmptyTer Jun 01, 2010 7:18 pm por PLivre

» Fatima - em Portugal
para - Hillary afirma que trabalhará para materializar Estado palestino EmptyTer Jun 01, 2010 7:16 pm por PLivre

» Terroristas?
para - Hillary afirma que trabalhará para materializar Estado palestino EmptyTer Jun 01, 2010 7:14 pm por PLivre

» Festa da cultura árabe em Campinas - SP
para - Hillary afirma que trabalhará para materializar Estado palestino EmptySáb Dez 05, 2009 1:50 pm por Vitor mango

» O valor do vossom Forum Palestina
para - Hillary afirma que trabalhará para materializar Estado palestino EmptySeg Nov 30, 2009 1:53 pm por PLivre

Visitas

Free counter and web stats

    Hillary afirma que trabalhará para materializar Estado palestino

    PLivre
    PLivre
    Administrador
    Administrador


    Número de Mensagens : 209
    Localização : Brasil-Rio Grande do Sul
    Data de inscrição : 28/01/2009

    para - Hillary afirma que trabalhará para materializar Estado palestino Empty Hillary afirma que trabalhará para materializar Estado palestino

    Mensagem  PLivre Qua Mar 04, 2009 6:02 pm

    Hillary afirma que trabalhará para materializar Estado palestino

    Fathi Nadoor.

    Ramala, 4 mar (EFE).- A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, encerrou hoje sua primeira visita a Israel e à Cisjordânia como chefe da diplomacia americana, com a promessa de trabalhar para conseguir materializar a solução de dois Estados na região.

    A viagem foi o contato inicial com as partes envolvidas no conflito, mas ela não visitou a Faixa de Gaza ou se reuniu com membros do movimento islâmico Hamas, grupo considerado pelos Estados Unidos e pela União Europeia (UE) como uma "organização terrorista".

    Em sua última etapa na região, Hillary se reuniu hoje em Ramala com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, e com outros funcionários palestinos, após se encontrar na terça-feira com os líderes israelenses em Jerusalém.

    Na cidade cisjordaniana, a secretária de Estado americana expressou sua determinação de promover a criação de um Estado palestino, e assegurou que a paz no Oriente Médio não pode sofrer "mais atrasos".

    "Temos consciência do que está em jogo e da importância" de oferecer a "esperança" aos palestinos de que algum dia terão um Estado "livre, independente e próspero", afirmou em entrevista ao lado de Abbas.

    Na segunda-feira, após participar de uma conferência no Egito de doadores para a reconstrução de Gaza - devastada pela última ofensiva militar israelense-, Hillary advertiu da necessidade de que sejam abertas as passagens da Faixa para permitir a entrada de ajuda humanitária.

    Na terça-feira, em Jerusalém, a ex-primeira-dama expressou compreensão com as razões de "segurança" alegadas por Israel para manter fechadas as passagens, mas hoje Hillary disse que a abertura das fronteiras de Gaza poderá cimentar as condições para que seja colocada em prática a solução de dois Estados.

    A chefe da diplomacia americana também condenou a expansão de assentamentos judaicos e a política israelense de demolições de casas palestinas em Jerusalém Oriental.

    "Claramente, este tipo de atividade não é útil e transgride as obrigações contraídas no Mapa de Caminho", disse a secretária americana em referência ao plano de paz elaborado pela comunidade internacional há mais de cinco anos.

    Ela expressou novo respaldo a Abbas e ao primeiro-ministro da ANP, Salam Fayyad, cujo Executivo tem sede na Cisjordânia, ao qual qualificou de o "único Governo legítimo dos palestinos".

    Por sua parte, Abbas expressou seu desejo de que o próximo Governo israelense - que está sendo formado pelo líder do conservador Likud, Benjamin Netanyahu - continue a negociação com os palestinos e coloque fim à expansão das colônias em Jerusalém Oriental e na Cisjordânia.

    O presidente da ANP pediu também ao Irã para "deixar de interferir" nos assuntos internos palestinos, porque, desde que começou a fazê-lo, apenas "conseguiu aumentar a divisão" entre o Fatah, o movimento liderado por Abbas, e o Hamas, apoiado por Teerã.

    Hillary discutiu com os dirigentes israelenses sobre o programa nuclear iraniano, já que Israel teme que uma política mais conciliadora e de diálogo por parte de Washington não consiga dissuadir o regime de Teerã de seus planos.

    Netanyahu advertiu de que se chegará a um ponto de não retorno nesse sentido no final de 2009 ou início de 2010, segundo a imprensa local.

    Em referência a uma iniciativa do líder do Likud denominada "paz econômica", que pretende impulsionar a prosperidade dos palestinos na Cisjordânia, Hillary disse que, se não for acompanhada de uma solução política, não tem possibilidade de prosperar.

    A visita da chefe da diplomacia americana à região foi marcada pelo atual vazio político no qual se encontra Israel, onde governa um Executivo que defende a continuidade do processo de paz com os palestinos, mas que será sucedido por outro liderado por Netanyahu, que hesita em fazer concessões territoriais aos palestinos.

    Esse último assunto desponta como o principal atrito entre a Administração do presidente americano, Barack Obama, e um eventual Governo israelense de direita radical liderado por Netanyahu. EFE

    LINK: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1027491-5602,00-HILLARY+AFIRMA+QUE+TRABALHARA+PARA+MATERIALIZAR+ESTADO+PALESTINO.html

      Data/hora atual: Qui maio 02, 2024 11:05 pm