Fórum Palestina Brasil

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum de discussão acerca da questão Palestina.

Pesquisa personalizada

Palavras-chaves

Últimos assuntos

» Israelense atropela menino palestino
Entrevista com Jalil Nofal , dirigente do Hamas EmptySeg Out 11, 2010 7:18 pm por Alef

» Ontem e hoje (o sionismo de Israel comparado ao massacre nazista, em fotos)
Entrevista com Jalil Nofal , dirigente do Hamas EmptyTer Out 05, 2010 6:00 pm por Alef

» palavras de origem arabes no vocabulario portugues
Entrevista com Jalil Nofal , dirigente do Hamas EmptyTer Jun 01, 2010 7:20 pm por PLivre

» Ligaçao de Portugal com o medio Oriente
Entrevista com Jalil Nofal , dirigente do Hamas EmptyTer Jun 01, 2010 7:19 pm por PLivre

» Como se chama as laranjas no medio Oriente Sabe ?
Entrevista com Jalil Nofal , dirigente do Hamas EmptyTer Jun 01, 2010 7:18 pm por PLivre

» Fatima - em Portugal
Entrevista com Jalil Nofal , dirigente do Hamas EmptyTer Jun 01, 2010 7:16 pm por PLivre

» Terroristas?
Entrevista com Jalil Nofal , dirigente do Hamas EmptyTer Jun 01, 2010 7:14 pm por PLivre

» Festa da cultura árabe em Campinas - SP
Entrevista com Jalil Nofal , dirigente do Hamas EmptySáb Dez 05, 2009 1:50 pm por Vitor mango

» O valor do vossom Forum Palestina
Entrevista com Jalil Nofal , dirigente do Hamas EmptySeg Nov 30, 2009 1:53 pm por PLivre

Visitas

Free counter and web stats

3 participantes

    Entrevista com Jalil Nofal , dirigente do Hamas

    PLivre
    PLivre
    Administrador
    Administrador


    Número de Mensagens : 209
    Localização : Brasil-Rio Grande do Sul
    Data de inscrição : 28/01/2009

    Entrevista com Jalil Nofal , dirigente do Hamas Empty Entrevista com Jalil Nofal , dirigente do Hamas

    Mensagem  PLivre Sex Jan 30, 2009 1:29 pm

    Jalil Nofal, um dos dirigentes mais prestigiosos do Hamas em Gaza, e com mais poder, está furioso como nunca. Já passam três anos desde a histórica vitória eleitoral dos islâmicos palestinos, e seus líderes continuam convencidos de que enfrentam uma conspiração desde aquele 25 de janeiro de 2006. Embora entre seus inimigos - além de Israel, EUA e UE - incluam o Egito, prometem resistir.

    El País - Ficaram surpresos com o ataque e sua contundência?
    Jalil Nofal - Os mediadores egípcios nos disseram na véspera que não haveria ofensiva e que continuaria o diálogo. Surpreendeu-nos que Israel lançasse 120 ataques de aviões e navios de guerra. Não esperávamos isso.

    EP - Os egípcios não os haviam advertido de que Israel atacaria?
    Nofal - Israel não teria lançado esse ataque sem coordenar com o Egito e a Autoridade Palestina. O objetivo era criar o caos. O Fatah tinha 3.500 homens armados preparados no Egito para entrar em Gaza. Se não entraram foi porque absorvemos o primeiro golpe e sabíamos que o Fatah tinha preparado o plano de invadir aproveitando o bombardeio israelense.

    EP - Sabendo agora como o ataque foi demolidor, teriam renovado a trégua em dezembro?
    Nofal - Não, não tínhamos alternativa. Quarenta dias antes Israel fechou as fronteiras, mataram mais de 20 pessoas, não havia cimento nem para os túmulos. A trégua durou quatro meses e meio. Durante esse tempo, 40 pessoas morreram porque não as deixaram sair de Gaza para hospitais no estrangeiro. Estávamos pagando o preço e além disso sem disparar. Israel rompeu a trégua. Nos impôs a guerra. Não tínhamos outro remédio.

    EP - Confiam no Egito como mediador?
    Nofal - Não, nem um pouco. Por isso outros países devem assumir esse papel. A Turquia tem relações com Israel, mas pelo menos são neutros. O Egito nos vê como inimigos. Nós temos a legitimidade por estar a favor da resistência, e depois por termos vencido as eleições. Mas desde a noite da vitória eleitoral todos começaram a planejar o golpe de Estado para arruinar nosso trabalho. O Egito e o Fatah queriam que o Hamas exercesse o papel de resistência para morrer, não para administrar a vida política. Já advertimos os egípcios que estavam organizando uma guerra civil. Depois impuseram o bloqueio e também não teve êxito. Sabem que não podem eliminar o Hamas, mas queriam derrubar seu governo antes de 9 de janeiro, quando terminou o mandato do presidente Mahmud Abbas. Quiseram dar tempo a Israel para conseguir isso. Agora sabem que não há como.

    EP - Confiam na França e suas propostas para reconhecer um governo de união do qual participe o Hamas?
    Nofal - A França é mais aberta que outros países. Já tivemos contatos com eles. Queremos um governo de união, mas que defenda nossos direitos.

    EP - O que exigem agora da Autoridade Palestina para realizar a reconstrução de Gaza?
    Nofal - Um governo que não seja o guardião da segurança israelense. O programa de Abbas deve ir para o lixo da história. Está demonstrado: negociar e negociar com Israel não serve para nada. Devem-se abrir os cruzamentos de fronteiras. Do contrário, não haverá trégua. Israel se cansará antes. Estamos dispostos a lutar durante anos porque já estamos há 60. Não queremos esmolas nem ajudas para a reconstrução, e esperamos o apoio do mundo islâmico. Não aceitaremos dinheiro com condições, e o Fatah não vai governar Gaza através da reconstrução.

    EP - Preocupam-se com o acordo entre Israel e EUA para atacar o tráfico de armas através dos túneis na fronteira egípcia?
    Nofal - Não aceitaremos a presença de tropas internacionais em nosso território porque não temos espaço nem para cultivar. Mas desde quando os traficantes pedem autorização? É que antes o Egito permitia o contrabando? Se quando Israel estava em Gaza havia israelenses que nos vendiam armas! Não nos preocupamos muito. Mas o que deveria ser vigiado são as armas proibidas: as bombas de fósforo, as de metal denso. Isso sim é uma ofensa a todo o mundo. É Israel que se deve controlar. De onde vêm suas armas? Mataram a mãe e o irmão na frente de um menino que havia sido amarrado. Quem são os terroristas? Se atacam até a ONU! Se isso não convence o mundo ocidental de que são assassinos, o que os convencerá? Mas os governos europeus são hipócritas.

    Tradução: Luiz Roberto Mendes Gonçalves

    LINK: http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/elpais/2009/01/29/ult581u3027.jhtm
    Isabela
    Isabela
    Colaboradora
    Colaboradora


    Número de Mensagens : 96
    Localização : Brasil
    Data de inscrição : 29/01/2009

    Entrevista com Jalil Nofal , dirigente do Hamas Empty Re: Entrevista com Jalil Nofal , dirigente do Hamas

    Mensagem  Isabela Sex Jan 30, 2009 9:49 pm

    Achei muito boa essa entrevista, principalmente a parte onde ele fala que haviam israelenses que vendiam armas ao Hamas. Isso eu não sabia.

    Se quando Israel estava em Gaza havia israelenses que nos vendiam armas! Não nos preocupamos muito. Mas o que deveria ser vigiado são as armas proibidas: as bombas de fósforo, as de metal denso. Isso sim é uma ofensa a todo o mundo. É Israel que se deve controlar. De onde vêm suas armas? Mataram a mãe e o irmão na frente de um menino que havia sido amarrado. Quem são os terroristas? Se atacam até a ONU! Se isso não convence o mundo ocidental de que são assassinos, o que os convencerá? Mas os governos europeus são hipócrita
    avatar
    inat kliv
    Novato
    Novato


    Número de Mensagens : 1
    Localização : Brasil
    Data de inscrição : 29/01/2009

    Entrevista com Jalil Nofal , dirigente do Hamas Empty Re: Entrevista com Jalil Nofal , dirigente do Hamas

    Mensagem  inat kliv Dom Fev 15, 2009 2:57 pm

    Achei de grande importância esta entrevista, pois expõe claramente quem foi,é, o primeiro obstáculo do povo palestino em busca de sua liberdade..O FATAH..que não passa de fantoche dos israelenses e americanos..comprova que por mais fundamentalistas que os militantes do hamas sejam, eles são á única esperança de libertação do povo palestino...esta é minha humilde opinião!!
    O Hamas sempre foi perseguido, seus dirigentes caçados e assassinados brutalmente,covardemente,sem direito de defesa..Acho que eles merecem a chance..o benefício da dúvida e o incentivo das pessoas inconformadas com tanta corrupção e humilhação sofrida pelo povo palestino...
    "Liberdade,reconhecimento,soberania,dignidade,incentivo...é isso que o povo Palestino precisa e merece! Além de paz...que terá sido conquistada,á duras penas..e muito sangue inocente derramado covardemente por parte dos sionistas israelenses...

    Conteúdo patrocinado


    Entrevista com Jalil Nofal , dirigente do Hamas Empty Re: Entrevista com Jalil Nofal , dirigente do Hamas

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qua maio 15, 2024 7:02 pm